Como funciona nossa audição?

Para ouvirmos bem, nossa orelha e nosso cérebro trabalham juntos.O som primeiramente é captado pela nossa orelha externa, que é formada pelo pavilhão auricular e canal auditivo externo, e então viaja até a membrana timpânica.Quando esse som chegar na membrana timpânica, ela irá vibrar, movimentando os ossículos da orelha média (martelo, bigorna e estribo) amplificando-os e sendo encaminhados para a orelha interna.
A orelha interna por sua vez irá converter as ondas sonoras em impulsos elétricos que navegam por meio do nervo auditivo até o nosso cérebro, dando percepção e significado a ele.

Perda Auditiva Condutiva

Na perda auditiva condutiva a orelha externa ou média não estão com suas funções adequadas, ou seja, o som não pode ser conduzido até a orelha interna corretamente. Alguns exemplos que podem vir a acarretar  uma perda auditiva condutiva são: infecções, excesso de cera, mal formação de pavilhão e/ou canal auditivo, perfuração de membrana timpânica.

Perda Auditiva Sensorioneural

Na perda auditiva sensórioneural há uma lesão ou perda de células ciliadas externas e/ou internas. O som viaja normalmente pelas orelhas externa e média, porém não consegue ser a orelha interna está impossibilitada de captar as ondas sonoras, entregando apenas uma parte do som decodificado ao cérebro.  A perda auditiva sensórioneural pode ser causada por exposição excessiva a ruído, infecções, uso de drogas ototóxicas, hereditárias ou devido a idade.

Perda Auditiva Mista

A perda auditiva Mista é causado tanto por problemas de orelha externa e/ou média e orelha interna.

Sintomas da Perda de Audição

Se você apresentar algum dos sintomas abaixo procure seu médico otorrinolaringologista para fazer uma avaliação:

- escuto, mas não entendo;
- sensação de orelha tampada;
- barulho na cabeça ou nas orelhas;
- não localiza a fonte sonora;
- precisa pedir repetição do que foi falado constantemente;
- dificuldade em entender em ambientes com barulho;
- dor nas orelhas e/ou secreção.

Zumbido

O que é Zumbido?
Zumbido é um sintoma e existem várias causas. As mais comuns são alterações nas vias auditivas. Ele pode ser percebido como apitos, chiado, cigarra, panela de pressão, dentre outros.

Porque ele incomoda?
Algumas pessoas têm zumbido e não sentem incômodo e outras sentem de incômodo leve a severo, privando algumas vezes de suas atividades diárias. O incômodo é uma sensação subjetiva, como a dor, por exemplo, alguns sentem mais outros menos.

O que pode ser feito?
Existem várias alternativas de tratamento. Nos casos mais comuns onde a perda de audição está associada, o uso de aparelhos auditivos para corrigir a perda é o mais indicado, ou ainda terapias sonoras. Mas o tratamento adequado depende da causa. Por isso é importante consultar seu médico, fazer o diagnóstico e definir junto a ele o tratamento.

Como medir o Zumbido?
A Acufenometria é o exame indicado para identificar a frequência e o tipo de zumbido
Ela é realizada por um fonoaudiólogo e o paciente fica em uma cabine acústica com o fone de ouvido, onde ele responderá quais estímulos sonoros se parecem mais comum com o seu Zumbido.
A acufenometria tem por finalidade entender melhor o zumbido do paciente e assim definir qual melhor tratamento e ainda acompanhar a longo prazo a evolução do tratamento proposto, comparando a acufenometria antes e depois.